Diligência Sindical

Crédito Imagem: - Fonte: Assessoria de Comunicação - Autoria: Marília Ferreira - MTB 43.137/SP

Sindicato aponta riscos estruturais em escola e cobra providências 

Em ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Educação, no dia 18/08, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região apontou graves problemas estruturais na Escola Municipal Francisco Libardi. Durante visita de rotina realizada por diretores do Sindicato, foi constatada uma situação de risco envolvendo o muro de acesso à quadra da escola, que apresenta sinais de comprometimento estrutural e ameaça de desabamento. A área foi interditada com fita de isolamento, porém, a simples sinalização não elimina o risco, especialmente em se tratando de um ambiente frequentado por crianças.

“Por mais que a área esteja isolada, há o risco real de alguma criança, por curiosidade ou inocência, ultrapassar o limite e se acidentar”, alertou o dirigente José Valdir Martins.

Diante da situação, a direção da escola já tomou medidas iniciais, como a comunicação à Secretaria Municipal de Educação e o isolamento da área, mas enfatiza que, diante da gravidade da situação, não é possível aguardar trâmites burocráticos. O ofício destaca que, conforme a legislação de licitações, existem mecanismos legais que permitem dispensa de licitação para intervenções emergenciais, especialmente quando há risco iminente à integridade física dos alunos e servidores.

Além do problema no muro, foram identificadas outras situações de risco, como: vidro quebrado na porta de entrada da escola, oferecendo perigo de cortes, especialmente às crianças e a ausência de grelha em um ralo na área externa, o que representa risco de queda, mesmo com sinalização.

O Sindicato, representado por seus dirigentes Valdir Martins e Samantha Maniero, anexou ao ofício um relatório detalhado com registros fotográficos e solicitou providências urgentes pela SME para garantir a segurança da comunidade escolar.