UBS do Jupiá apresenta sérios problemas estruturais e falta de insumos

Crédito Imagem: - Fonte: Assessoria de Comunicação - Autoria: Marília Ferreira - MTB 43.137/SP
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Saltinho e Região enviou um ofício à Administração Municipal relatando sérios problemas estruturais e de funcionamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jupiá, em Piracicaba. A situação foi constatada durante uma ação de fiscalização realizada no dia 29 de abril.
Durante a inspeção, os diretores do Sindicato, José Valdir Martins e Samantha Maniero, verificaram rachaduras nas paredes e no teto, partes com reboco prestes a cair, ausência de azulejos e de tampa em vaso sanitário. O espaço das salas também foi considerado inadequado diante do crescimento populacional do bairro.
Além das condições físicas precárias, os funcionários relataram a falta de insumos básicos, como folhas de sulfite, lençóis de papel descartáveis e álcool para higienização. A situação mais grave apontada refere-se à escassez de agulhas apropriadas para a coleta de sangue, o que representa risco tanto para profissionais quanto para os pacientes.
Outro ponto destacado foi o déficit de servidores, o que obriga profissionais da enfermagem a desempenharem funções fora de suas atribuições, como o atendimento na recepção.
No ofício enviado à Prefeitura, a diretoria solicita providências urgentes para a resolução dos problemas na UBS do Jupiá, alertando que, caso as melhorias não sejam implementadas, poderá encaminhar o caso ao Ministério Público do Trabalho.