Temperatura alta em farmácia preocupa servidores

Crédito Imagem: Divulgação - Fonte: Assessoria de Comunicação - Autoria: Marília Ferreira - MTB 43.137/SP

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, lotados na Farmácia de Artemis, em Piracicaba, estão demonstrando grande preocupação com as condições de armazenamento dos medicamentos no local. De acordo com relatos feitos ao secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, José Valdir Martins, os medicamentos estão sendo guardados em um ambiente com temperaturas acima do recomendado, o que pode comprometer sua eficácia.

Ontem (22), o termômetro da sala registrou 37°C, enquanto a temperatura ideal para o armazenamento de medicamentos é de, no máximo, 30°C. Os servidores alertaram sobre os riscos de manter os remédios em um local com essa temperatura, já que a eficácia dos medicamentos pode ser seriamente prejudicada, colocando em risco a saúde da população atendida.

Diante da situação, a diretoria protocolou um ofício ao Secretário Municipal de Saúde, solicitando urgência nas providências para climatizar o ambiente de forma adequada, garantindo as condições ideais para a guarda dos medicamentos.

O que já havia gerado preocupação interna entre os servidores, foi reforçada com o envio de fotos do local, mostrando as condições de armazenamento. A medida visa evitar danos à saúde dos cidadãos e assegurar o cumprimento das normas de segurança no armazenamento de fármacos.

O dirigente destacou, ainda, a importância de uma resposta rápida por parte da Secretaria de Saúde para que o problema seja resolvido e a qualidade do atendimento à população não seja comprometida.