Mesa Permanente de Negociação

Dirigentes sindicais levam reivindicações da categoria

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, Osmir Bertazzoni, Alexandre Pereira e Valdir Sgrigneiro, se reuniram com secretários municipais da Prefeitura de Piracicaba para reunião da Mesa Permanente de Negociação. Em pauta, reivindicações da categoria, como negociação salarial e aplicação das leis municipais 9.687 e 9.688/2021, que garantem a manutenção da gratificação e do abono-desempenho concedidos aos servidores da Prefeitura do Município de Piracicaba, no caso de ausência do trabalho justificada pela Covid-19 e por situações de calamidade pública. Esta foi a primeira reunião da Mesa de Negociações com a administração Luciano Almeida.

“Solicitamos aos membros da negociação salarial que se aplica as leis sancionadas (9.687 e 9.688/2021), principalmente a que se refere aos professores, uma vez que o pagamento ocorre agora no final do mês”, disse Alexandre, vice-presidente do Sindicato. “Também solicitamos que sejam aplicados os dois índices inflacionários a partir de janeiro, sendo 3,63 do ano de 2020 e 5,93 de 2021. Agora, vamos aguardar resposta do executivo”.

Na pauta da reunião, vários outros itens foram adicionados, como informações sobre os procedimentos de exames admissionais com base em exames laboratoriais, clínicos, psicológicos e demais exames complementares; regularização do cargo condutor de veículo de emergência/socorrista e correção na distorção do pagamento do abono previsto aos profissionais da saúde; implantação de serviços de portaria e segurança no prédio do SAMU, evitando assim riscos aos profissionais.

“Também levamos a questão da insalubridade aos servidores. Solicitamos que a avaliação feita pelo SESMT com urgência para definição do pagamento de insalubridade aos servidores que precisam receber”, disse Alexandre.  “Assim corrigi de imediato a situação de todos os setores, departamento e secretarias que não estão cumprindo a legislação”.

Outro ponto discutido com os secretários foi a jornada flexível aos servidores, inclusive com banco de horas. “Questionamos quais a fundamentação que a administração municipal tem para essa prática nos setores e departamentos”, informou o dirigente Osmir.

A falta constante de atendimento a Lei do Café da manhã; refeição aos servidores da Guarda Civil, situação que já está judicializada e até o momento não se resolveu; possibilidade de implantação do cartão refeição para substituir a compra de insumos diariamente e que o servidor possa tomar o café da manhã em qualquer lugar com o cartão; melhoria na cesta básica dos servidores, com estudo nutricional, qualidade e adição de novos produtos e informações sobre as possibilidades de criação de plano de carreira e reforma administrativa.

“Os secretários se comprometeram a resolver algumas questões de ordem própria das secretarias, mas a maioria depende da aprovação do prefeito Luciano”, disse Alexandre.  “Solicitamos que reformulações de estatutos e legislações que envolvam a categoria sejam feitas com a participação de dirigentes sindicais e ampla participação dos servidores”.

Participaram da reunião, além dos dirigentes sindicais, os secretários Carlos Alberto Lordello Beltrame (Governo e Desenvolvimento Econômico), Dorival José Maistro (Administração), Arthur Costa Santos (Finanças), Fabio Ricardo Dionísio (Procurador Geral) e Antonio Carlos Gonçalves Alves, o Kaká (Presidente do Ipasp).

Ouvidoria

Foi apresentado o trabalho da Ouvidoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, que atua na busca por solução e resolução de problemas simples nas unidades. “Nosso trabalho é de intermediação para solução dos problemas, inclusive conversando com chefia imediata. Estamos obtendo excelentes resultados”, disse Alexandre. “Gostaríamos sempre de encontrar esse diálogo em todos os setores”.



VOLTAR

NOTÍCIAS Relacionadas