Prefeito nega reposição inflacionária

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região recebeu o ofício com a negativa do Executivo sobre o reajuste salarial de 2021. A justificativa é que devido a lei Complementar Federal n. 173, de 27 de maio de 2020, editada pelo Governo Federal estabeleceu inúmeras restrições ao aumento de despesas com o pessoal, para que não afetem o município, sendo assim, optou a administração municipal em não conceder o reajuste.

A 1ª Assembleia virtual da Campanha Salarial dos servidores municipais de 2021 foi realizada no dia 09 de março.  Com a participação de mais de 2.000 servidores via online, foi discutida e aprovada a proposta de reposição inflacionária dos períodos de março de 2019 e de fevereiro de 2020 e do período de março de 2020 a fevereiro e 2021, que acumulou uma reposição inflacionária estimada em 9,04%. Os servidores acessaram o formulário através de um link, e votaram nestes índices acumulados de reposição inflacionária.

A proposta foi enviada ao Executivo e, após a reunião no dia 24 de março com a diretoria dos Municipais com os gestores municipais, cobrando a contraproposta, a administração enviou o ofício com a justificativa negando o reajuste inflacionário:

“Considerando que por decorrência da pandemia Covid-19, foi decretado pelo município estado de calamidade pública decorrente, com isso fica proibido até o dia 31 de dezembro de 2021, qualquer título de vantagens, reajuste ou adequação de remuneração aos membros do Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares”.

A entidade convocará os servidores para participarem da assembleia da contraproposta, pois os trabalhadores não podem acumular perdas inflacionárias, principalmente neste período da pandemia, onde os custos de vida só aumentam e o trabalhador perdendo o poder aquisitivo. “Não estamos tratando de aumento real neste momento, e sim de reposição de perdas inflacionárias”, salientou o vice presidente, Alexandre Pereira.

A data da assembleia da contraproposta será definida e divulgada aos servidores municipais de Piracicaba.



VOLTAR

NOTÍCIAS Relacionadas