A GC realiza o 1º treinamento do ano

A Guarda Municipal de Piracicaba iniciou o 1º treinamento do EAP (Estágio de Aperfeiçoamento Profissional) de 2020 em fevereiro, cujo conteúdo foi voltado para as atividades cotidianas dos profissionais. No Domingo (09/02) foi á a abertura oficial deste treinamento que é regulamentado pelo Estatuto dos Guardas Civis e através de um convênio com o armamento da Polícia Federal.

O treinamento foi realizado especificamente aos guardas do Pelotão Escolar no sábado (08/02) das 07h às 19h, com aulas teóricas, na sede da Guarda Civil, e no domingo (09/02) das 08h às 20h, com a aulas práticas, na antiga pedreira da Equipav. O treinamento teórico aprofundou assuntos como Patrulha Maria da Penha, atualização jurídica, controle emocional, primeiros socorros, dentre outros.  E no domingo os guardas passaram também por aulas de tiros práticos.

O presidente do SindGuarda (Sindicato Servidores Guarda Civil Municipal), o Guarda Civil Gisson Amorim Costa, ressaltou a importância de iniciar este treinamento com a Pelotão Escolar.  “A Ronda tem o ano todo para fazer o trabalho com um público muito sensível, que são os alunos das escolas municipais. Dando apoio também a outras escolas, como as estaduais, e até mesmo as particulares que solicitam a ajuda do Pelotão Escolar”, disse.

Atualmente a Guarda conta com oito viaturas do Pelotão Escolar, atuando com 25 profissionais que executam trabalhos emergenciais nas escolas como, engasgamento, crianças com mal súbitos, combate a entorpecentes, assédios, além de problemas com drogas e tráficos em frente as escolas.  

Segundo Amorim, a guarda executa um projeto de treinamento chamado de Educação há mais de seis anos, nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação. “Os guardas treinados ministram aulas de prevenção às drogas, gravidez na adolescência, por exemplo.  Possuímos um calendário da própria secretaria e circulamos nas escolas municipais durante o ano, realizando esta atividade extra curricular” e completou, “A guarda municipal atende em torno de 24.000 ocorrências no ano e é considerada uma das forças mais importantes de Piracicaba em questões e segurança pública preventiva”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, José Valdir Sgrigneiro, ressaltou o profissionalismo do Amorim. “O envolvimento constante em treinamentos do presidente do SindGuarda, Gisson Amorim, e sua transferência de experiência e conhecimento transforma os GCMs em uma força policial preparada para qualquer situação”, finalizou.

O próximo treinamento será realizado aos guardas municipais dos agrupamentos da ROMU, Canil, Motos e Rural.



VOLTAR

NOTÍCIAS Relacionadas