homenagem às nossas mulheres

No mês das mulheres, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região celebra a data reunindo as mulheres que compõem e estão no dia a dia da entidade: Maria José, Elizangela, Marcela, Ermelinda, Renata e Samantha, elas são dirigentes do Sindicato e representam Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro e Saltinho. São mulheres que vieram agregar e resgatar a memória de sindicalistas brasileiras, escrevendo seus nomes na história do movimento sindical.

Desde a fundação, em 1988, o Sindicato dos Municipais mantém em sua diretoria mulheres que ajudaram a propagar a entidade e o movimento sindical, são elas: Regina Célia Moura de Souza, Ester Aversa Sabadoti (inmemorian), Eva Iltes (inmemorian), Sonia Cristina Ramos, Sandra Aparecida Guimaraes e Olga Andrade Rafael (inmemorian).

Além da diretoria ser composta por muitas mulheres, as colaboradoras da entidade, Juliana Cordeiro e Daniela Menochelli integram o Conselho Municipal da Mulher, gestão de 2022 a 2024, que tem o objetivo de garantir igualdade, cidadania plena e a eliminação de todas as formas de discriminação.

O atendimento aos sócios do Sindicato dos Municipais, incluindo o SIN+ (Sistema Integrado dos Municipais) é feito em sua grande maioria por mulheres, totalizando 85% dos profissionais que atuam na entidade. Lembrando que o SIN+ atua nas áreas odontológica, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, acupuntura, nutrição, massoterapia, além dos médicos e exames laboratoriais.

Fortalecendo o movimento sindical, a dirigente Renata Perazoli, integra a diretoria do Instituto Conespi (Conselho de Entidades Sindicais), como Diretora de Educação, Cultura e Formação. O Conespi representa mais de 200 mil trabalhadores da ativa e aposentados de Piracicaba (SP) e cidades da região e a diretoria eleita, na última semana, é composta por 52 dirigentes sindicais de 20 sindicatos de trabalhadores da cidade, que integram 20 secretarias, mais o conselho fiscal.

A presença feminina nas organizações sindicais faz-se ainda mais fundamental uma vez que a luta é constante nas condições iguais no mercado de trabalho.  Em outros âmbitos, o caminho também é longo, pois as mulheres têm sofrido desrespeito e violências em todas as esferas.

Asapp

Na Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Prefeitura Municipal de Piracicaba (Asapp), que tem como finalidade a defesa dos diretos e interesses dos servidores aposentados e pensionistas, além de promover entretenimento, tem também o quadro composto por 70% de mulheres, mostrando a importância delas em todos os segmentos sociais. 

 

Bate-papo

Um bate-papo sobre a Saúde da Mulher Trabalhadora será transmitido pelas redes sociais do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região neste 8 de março, às 14h (Facebook: sindmunicipais e Instagram: Sindservidores). Na ocasião, a enfermeira Ermelinda Esteves aborda a saúde da mulher, tanto a física, quanto a emocional. Assista, compartilhe e deixe seu comentário e deixem suas dúvidas e perguntas.

 

 

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

O Dia da Mulher tem a sua origem ligada à luta das operárias. Foi muito difundido, no Brasil, que a data teria sido originada a partir de um incêndio em Nova York no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, que matou 146 trabalhadores, sendo 125 mulheres, trazendo à tona as péssimas condições de trabalho em que eram submetidos.

O primeiro Dia Nacional da Mulher, em 08 de março, foi celebrado nos Estados Unidos em 1908, quando cerca de 1,5 mil trabalhadoras aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Em 1909, houve novo protesto, desta vez, em 28 de fevereiro. Registros apontam a presença de até 15 mil mulheres.

 



VOLTAR

NOTÍCIAS Relacionadas